Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

23/09/2009

Em tratamento...





Fotografia de Alexandra Carvalho



O "Malhado" foi ontem apanhado, porque deixara de comer há 2 dias e continuava a emagrecer a olhos vistos.

Inicialmente, suspeitámos que pudesse ter insuficiência renal, devido a beber muita água e ser, aparentemente, um gato idoso.

Foi este final de tarde levado à clínica veterinária, onde lhe foram feitos os testes de FIV e FELV (dando negativo a ambos) e, depois de observação, detectou-se que tinha uma gastroenterite (provocada, muito possivelmente, por uma alimentação inadequada a um felino).

Infelizmente, a maioria das pessoas que alimentam colónias de gatos debate-se, diariamente, com o facto de outras pessoas deixarem, nos locais onde os alimentam, restos de comida de utilização humana (desde carnes temperadas, a peixe com espinhas e carne cheia de ossos, salsichas frescas e, até mesmo, fritos) - completamente desapropriadas a uma alimentação correcta e saudável, originando não só doenças aos felinos, como, também, sujando os locais onde os mesmos são alimentados e favorecendo o aparecimento de formigas e moscas.



Fotografia de Cecília Carril


O "Malhado" iniciou hoje o tratamento para a gastroenterite, findo o qual não voltará para esta colónia de rua, dado que se trata de um gato muitíssimo meigo que, apesar da aparência, tem apenas 4 a 5 anos, pelo que merece que lhe tentemos encontrar um lar onde possa ainda ser feliz durante muitos e longos anos.

Mais fotos aqui.








7 comentários:

Rodrigues disse...

Xana, fico muito feliz por ser "apenas" isso! E, afinal, ainda é um jovem! :)
Na segunda fotografia está... nem parece o mesmo. Do dia para a noite. Um grande abraço para as duas grandes heroínas, que nunca voltam as costas. :')

Alexa disse...

Rosa, este gato é, de facto, tão simpático e brincalhão que merece mesmo uma oportunidade de ser feliz longe dos perigos da rua (antes que lhe aconteça alguma desgraça).

Infelizmente, o nunca voltar as costas começa a "deteriorar-nos" cada vez mais... também ao nível emocional :(

Bjs

Cecilia disse...

Rosa,o Malhado até deita a língua de fora para tomar o comprimido.
É um gato muito especial que merece que façamos todos os esforços para lhe encontrar uns donos também muito especiais!

Quanto a nunca voltar as costas...parece-nos que surgiu, esta noite, mais um caso a resolver (e com urgência)na colónia do Malhado.

le monde de zuza disse...

que meiguice ! e tão lindo ! nem dá para acreditar q estes bichanos vivem assim na rua sem 1 alminha q o tenha adoptado antes.

Cecilia disse...

Le monde de zuza,o mais impressionante é que todas as pessoas diziam que era muito meiguinho, que estava muito doente porque não comia, mas ninguém agarrou nele para o levar ao vet!
São as mentalidades (muito dificeis de mudar)que ainda existem, mas que nós precisamos de mudar, apesar de todo o desgaste!

le monde de zuza disse...

Cecília, este gato faz-me pensar a 1 gata q o meu marido resgatou da rua, fazia 5 anos q lá vivia, 1 ternura autêntica, já não tinha dentinhos para mastigar, e as pessoas da vizinhança diziam a mesma coisa, mas nunca ninguém a adoptou. foi para nossa casa , 1 ternura meiguice parecia q tinha sempre vivido connosco adorava o meu marido, nunca compreendemos como foi possível este animal ficar tantos anos na rua sem q 1 pessoa se tivesse sensibilizado no seu caso. já cá não está tb, mas pensamos muito nela, viveu 3 anos connosco maravilhosos, chamava-se alice.
vivemos rodeados de egoísmo e indiferença, mas há que haver esperança para q as coisas mudem aos poucos como tu dizes.

Alexa disse...

Infelizmente, Maria, temo que o egoísmo, indiferença e falta de solidariedade, nos dias que correm, sejam maiores e ganhem mais terreno... impedindo, assim, que o que quer que seja possa mudar :(