Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

31/08/2008

Abertura do "Bazar dos Ronrons"







Quando comecei a escrever no meu blog sobre "Os Gatos dos Quintais" do bairro onde resido, nunca imaginei que me viria a envolver de uma forma tão estreita no que, alguns meses mais tarde, se haveria de passar nessa, aparentemente tranquila, colónia felina!...

Quem me conhece bem, sabe que, apesar de não ter vida (nem tempo) para estas "andanças", o facto é que não consigo ficar indiferente (e, muito menos, de braços cruzados) perante situações de injustiça com seres humanos ou animais.

No início do ano, em Abril, vi-me envolvida no caso do salvamento de 7 Gatos dos Quintais, que haviam sido apanhados pelos funcionários do Canil/Gatil Municipal de Lisboa, depois de uns moradores desse bairro terem apresentado queixa contra os pobres animais.

Juntamente com duas pessoas amigas, retirámos esses animais do Canil/Gatil Municipal de Lisboa, acompanhámos e recebemos em nossas casas 4 gatas jovens, 2 gatos e 3 ninhadas.

A juntar a estes, a triste história do 7º gato, o único que tinha saído directamente do Canil/Gatil Municipal de Lisboa com dona, e que, passados 3 meses, teve que ser entregue a uma nova dona (devido a “incompatibilidades”).

Contas feitas, de Abril a Junho, passaram-nos pelas mãos 20 gatos!...







Entretanto, em Julho passado, vi-me novamente envolvida numa outra situação, nos mesmos quintais do caso anterior.
Com o auxílio de uma amiga, consegui apanhar
6 bebés de uma outra ninhada, que corriam o risco de também irem parar ao Canil/Gatil Municipal assim que se começassem a aventurar pelos quintais.
Estes bebés encontram-se numa FAT amiga para serem sociabilizados e futuramente adoptados; tendo a gata-mãe sido esterilizada e regressado aos quintais onde sempre viveu juntamente com a sua própria mãe.

As pessoas que comigo colaboraram em ambos os casos, tal como eu, não pertencem a nenhuma associação zoófila ou outra, tendo agido unicamente por nossa conta e risco naquilo que estava ao nosso alcance, perante situações que considerávamos graves para estes animais.

Como poderão calcular, ambas as iniciativas, envolveram gastos consideráveis (esterilizações, castrações, acompanhamento veterinário, ração, areão, despesas com que estamos a ajudar a FAT em que se encontram os bebés que estão para adopção)...

No início do 1º caso, algumas pessoas e amigos ajudaram-nos financeiramente com o que podiam.
Todavia, os gastos continuam a ser consideráveis, pelo que decidi abrir esta "loja virtual", que terá produtos home-made confeccionados à base de uma das minhas paixões: a fotografia.

Ao decidirem adquirir os produtos que aqui passaremos a vender, as pessoas saberão que estão também (de certa forma) a contribuir para uma causa...




Quais são os nossos objectivos?


- Continuar a alimentar, castrar/esterilizar e acompanhar em termos de saúde os gatos dos quintais deste bairro, assim como os casos de outros gatos que se cruzem nos nossos caminhos;

- Promover a divulgação dos gatinhos bebés que ainda se encontram para adopção, tentando fomentar adopções responsáveis;

- Sensibilizar as autoridades competentes para a mudança de estratégias de funcionamento dos Canis/Gatis Municipais, com base no respeito pela dignidade dos animais;

- Promover a divulgação e sensibilização da opinião pública em geral para os direitos dos animais, com especial enfoque nos gatos.






NOTA: - As fotografias que aparecem nos produtos do "Bazar dos Ronrons" dizem respeito a animais de ambos os casos mencionados em cima, que resgatámos e acolhemos em nossas casas (entre Abril e Agosto de 2008).

Alguns deles já foram (bem) adoptados... Outros, infelizmente, não sobreviveram… Alguns ainda se encontram a nosso cargo... Os do último caso mencionado estão numa FAT (Família de Acolhimento Temporário) e precisam de encontrar donos...

E os restantes ainda vivem tranquilamente nos quintais de um bairro de Lisboa.







Sem comentários: