Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

21/08/2009

O "Malhado"





“On ne voit bien qu'avec les yeux du coeur.
L'essentiel est invisible
pour les yeux.”



(Antoine de Saint-Exupéry, in "Le Petit Prince"
)








Este é um dos felinos que faz parte da colónia de gatos de rua onde também viviam Yoshi, Mini e Luna, antes de terem sido apanhados pelos funcionários do Canil/Gatil Municipal de Lisboa.

A incerteza era considerável em relação à cor do seu pêlo, tal não é o estado de sujidade em que anda, devido a se meter constantemente por debaixo de alguns automóveis.
E só ontem ao fim da tarde, quando finalmente o consegui ver mais de perto, depois de sobre ele muito ter ouvido a Cecília (aqui do Bazar dos Ronrons) falar, me apercebi então que o "Malhado" é um lindíssimo gato branco e tigrado (a que esta fotografia não faz sequer jus).

O "Malhado", à semelhança de muitos dos gatos desta colónia de rua, ou por ali foi abandonado, ou alguém se "esqueceu" de o levar consigo quando mudou de casa (ao ser realojado); deixando assim que este animal chegasse às condições em que se encontra: magro e escanzelado, num estado deplorável.
É, de facto, pena que as pessoas que têm tais atitudes não cheguem sequer a ser confrontadas visualmente com o estado a que votaram os seus animais!...

O "Malhado" encontra-se em tratamento médico e, nas últimas semanas, tem recuperado o apetite e até já tem um pouco mais de barriga.

Apesar de tudo aquilo que tem passado, o "Malhado" é um gato extremamente meigo, que se afeiçoou bastante às duas pessoas que alimentam esta colónia (chegando ao ponto de dar a barriguinha a pedir festas)... e que até mete dó deixá-lo na rua!...

Logicamente que, sendo um gato adulto de rua, apesar de extremamente meigo, temos a plena consciência de que muito poucas são as hipóteses de algum dia vir a ser adoptado (só mesmo se aparecesse alguém de muito bom coração, para quem "o essencial é invisível aos olhos").

E, infelizmente, as duas pessoas que alimentam esta colónia também não o podem acolher em suas casas, por já terem outros animais a seu cargo. Como é bem sabido, normalmente, as pessoas que ajudam no terreno têm sempre bastantes casos de animais em acolhimento e pouco espaço para tantos que por essas ruas ainda necessitam de ajuda, ou que acabam impreterivelmente por lhes ir parar às suas mãos quando outros sabem que auxiliam animais de rua (por isso, talvez, se pudesse estudar uma forma deste "mal" ser repartido por todas as aldeias, ou de, pelo menos, um público mais alargado se consciencializar de que também pode e tem meios para ajudar a este nível).

Quanto ao "Malhado", continuaremos a alimentá-lo e apoiar em termos veterinários, porque foi esse mesmo um dos motivos que esteve na base da abertura do "Bazar dos Ronrons".







3 comentários:

Rodrigues disse...

Eu acho o Malhado muito bonito. :')
Seria tão bom que a sorte em forma de lar lhe sorrisse...

Cecilia disse...

Rodrigues, o Malhado já foi ao vet e está muito diferente: mais gordinho, deixa-se escovar e limpar os olhitos.
Vamos ver...

Alexa disse...

E, sobretudo, mais branquinho ;)