Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

29/06/2009

Para bem dos animais!!!




Boa noite a todos,


Tal como muitos de vocês, também eu recebi o apelo aqui referenciado mais abaixo através de uma pessoa amiga (não sendo essa pessoa minha amiga nenhuma das duas referidas no e-mail).

Desde essa data, o caso estava a ser tratado, sem se fazer grandes ondas sobre o mesmo, conjuntamente com 2 das 3 pessoas da zona que, diariamente, alimentavam estes animais (cerca de 7 gatos com algumas crias já jovens).

Os animais haviam-se refugiado no quintal fechado de uma vivenda antiga, vizinha da que foi demolida (vivenda essa que não será demolida, uma vez que constitui património de interesse histórico para a cidade de Lisboa).
E, logicamente, quando acalmassem de todo o stress vivido com as máquinas que demoliram a casa onde estavam, acabariam por ficar a viver tranquilamente nesse novo quintal fechado.

No entanto, dado que alguém ficou muito perturbado com o que se estava a passar com estes animais e decidiu dirigir este apelo indiscriminadamente a 1001 frentes, incluindo à SOS Animal, que, segundo essa pessoa, se encontrava disponível para ajudar neste caso...

O ponto de situação actual, sobre o qual vos venho hoje dar conhecimento, é o seguinte: na noite da passada 5ª para 6ª feira (25 para 26 de Junho de 2009), os funcionários do Canil/Gatil Municipal de Lisboa estiveram na zona de Benfica, a fazer o seu "serviço" de captura de animais das ruas da cidade, sem que para isso seja necessário o recurso a queixas de moradores (situação que vem ocorrendo desde o passado dia 14/06/09).

Na 6ª feira de manhã, não havia sequer rasto de qualquer um destes gatos!...

De acordo com a informação prestada a uma das pessoas que alimentava estes animais, quando ligou para o Canil/Gatil Municipal de Lisboa, confirmaram-lhe que haviam andado na véspera na zona onde esta colónia se situava. Pelo que se presume evidentemente o que deva ter acontecido a estes animais!...

Face ao exposto, venho, pela presente mensagem:

1)- Dar conhecimento a quem tanto quis salvar estes animais do sucedido para que, caso esteja interessado/a em os salvar, os vá agora resgatar ao Canil/Gatil Municipal de Lisboa e lhes arranje um local em condições (uma vez que na rua não poderão ficar, pois serão novamente apanhados)... pois, de certeza absoluta que, sendo gatos de rua bravios, não serão adoptados pelas poucas pessoas que visitam o Canil/Gatil com esse objectivo, nem tão pouco a SOS Animal (a única associação zoófila que trabalha com o Canil/Gatil) os irá retirar das instalações do Canil/Gatil da CML para os levar para campanhas de adopção (isto, caso esses animais cheguem a lá sobreviver tempo suficiente sequer para isso - dado que, se andam a apanhar tantos outros nas ruas, certo e sabido é o destino que vão dar aos que nas suas instalações se vão "acumulando");

2)- ALERTAR a todos para terem cuidado a quem redireccionam os vossos apelos de ajuda!

É compreensível que todos aqueles que gostam de animais os queiram ajudar, sobretudo na situação que se vive actualmente em Portugal.

Mas, se não fizermos as coisas devidamente, com pés e cabeça (e sobretudo, alguma inteligência), é mais que evidente que casos como o que aqui relatei continuarão a ocorrer.

De facto, NEM SEMPRE REENVIAR ALEATORIAMENTE, DIA APÓS DIA, MILHARES DE APELOS DE AJUDA PARA ANIMAIS, PARA TODOS OS NOSSOS CONTACTOS DE E-MAIL, É ESTAR A SALVAR AS SUAS VIDAS, como se comprova pelo presente caso.

Pensem um bocadinho em tudo isto e tentem agir em conformidade, PARA BEM DOS ANIMAIS!!!!

Muito obrigada!







1 comentário:

Anónimo disse...

Esterilize o seu animal se estimação.
O Controle Populacional é muito importante.
Mais informações em: http://esterilizacao-o.blogspot.com/