Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

16/02/2010

Miséria





"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais
nas suas faculdades mentais (...)

os animais, como os homens,

demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento"
.

(Charles Darwin)


"O homem tem feito na terra

um inferno para os animais"
.

(Arthur Schopenhauer)









Cadela com problemas de pele (sarna ?). Deambulava há cerca de 3 semanas, juntamente com um cão idêntico, pelas ruas de um bairro de Lisboa.

Foi encontrada esta manhã (16/02/10), recolhida junto a uma casota de comida de uma colónia de gatos, onde também costumava procurar comida para se alimentar.

Tremia muito, o seu corpo emanava um cheiro nauseabundo e tinha a terceira pálpebra visível num dos olhos.

Mais um caso de abandono e incúria para com os animais no nosso país!

O caso já está a ser tratado e, se o animal não falecer esta noite, será amanhã eutanasiado devido ao estado de saúde em que se encontra (e, também, devido ao tratamento prolongado a que fosse submetida ser caro e depois não se lhe conseguir arranjar dono ou local para onde ir).

Apesar de ser uma atitude muito realista e fria, pensamos que é a única réstia de compaixão a ter por este animal: abreviar-lhe o seu sofrimento.



Actualização de 17/02/10:

Até às 12h30, a cadelinha ainda se encontrava no mesmo local, dentro da caixa de papelão onde é colocada comida aos gatos de uma colónia de rua.
A cadela comeu a comida que a senhora que lá foi lhe deixou e continuava prostrada.
Entretanto, às 14h, a senhora passou por lá novamente e o animal já não se encontrava lá.

Mostrei estas fotos ao veterinário (onde ela será levada assim que reaparecer), para saber do que se trataria o seu problema de pele.

Apesar das consultas não poderem ser dadas apenas através de fotografias, o Vet. ficou muito impressionado com o estado deste animal.
Disse tratar-se de "sarna generalizada" (uma das mais graves e de difícil cura) e de "malacésia" (aspecto deformado, envelhecido, tomando a pele a aparência de 'pele de elefante' e daí, também, o mau cheiro que emana do seu corpo).

De acordo com o Vet., o animal já estará assim há alguns anos. Existe tratamento mas a cadelinha nunca recuperará, voltando sempre a este estado.

Agora falta saber o seu restante estado de saúde, assim que a consigamos levar ao Vet., por forma a avaliar todo o seu quadro clínico.
E depois, então, decidiremos o que será melhor para este animal!

Depois de ontem ter visto os olhos desta cadela e a forma apática mas sem medo como me olhava, dormi mal a noite toda...

Pensava já ter visto muita maldade para com os animais... mas, de facto, quem deixa um ser vivo chegar a este ponto ou o abandona neste estado, não merece qualquer respeito, nem é digno de ser chamado de Homem!!!!!
É muito revoltante :(



Actualização de 20/02/10:

Já temos conhecimento do local onde se encontram a cadela da foto e o seu companheiro (serão, talvez, irmãos, pois são muito semelhantes) - muito perto do local onde a cadelinha se abrigou na 3ª feira de Carnaval.

Existe disponibilidade de uma pessoa para nos ajudar a apanhá-los e serem levados ao veterinário (para se avaliar o seu estado de saúde e iniciar-se o quanto antes o tratamento para a sarna).
E diversas pessoas na nossa página no Facebook se disponibilizaram também a auxiliar em termos financeiros.

No entanto, de momento, não temos nenhum local de acolhimento para estes dois animais (que continuarão, assim, ao frio e à chuva, piorando a olhos vistos das mazelas de que sofrem)...

Nesse sentido, pedimos a vossa ajuda na divulgação deste caso, de modo a que se encontre com a maior urgência um local onde ambos possam ser acolhidos e se dê, assim, início ao tratamento dos mesmos.

Muito obrigada!




Actualização de 21/02/10:

Recebi esta tarde um e-mail de uma pessoa que tem ajudado inúmeros animais... que se disponibilizou para ajudar estes 2 cães, recolhendo-os até à sua plena recuperação e estarem ok para serem dados para adopção.

Essa pessoa irá durante o dia de amanhã tentar apanhar estes 2 cães.

Assim que tenhamos mais novidades (esperemos que boas e que os animais sejam rapidamente apanhados!) divulgaremos aqui o NIB desta pessoa que irá recolher os cãezinhos, para que todos aqueles que se prontificaram a ajudar em termos monetários o possam fazer.

Muito obrigada a todos pelo auxílio que deram na divulgação deste caso e pela vossa preocupação por estes 2 animais...
É muito bom saber que, apesar de tudo, ainda há esperança e gente boa neste mundo!









4 comentários:

Paula Dória disse...

Alexandra, estou sem palavras...a maldade é muito grande e, de facto, temos a obrigação de ajudar estes animais que deambulam por aí tristes, deprimidos e doentes...é mesmo incrível a crueldade do ser humano!
Mantenha-nos ao corrente e se precisar da minha ajuda, diga!

Alexa disse...

Paula: muito obrigada pela disponibilidade para ajudar!

Vamos ter esperança que esta cadelinha regresse ao local onde se sente protegida e tem comida... e depois, então, levá-la ao veterinário e verificar o que será melhor para ela.

Custa-me muito imaginar o que este animal não terá já passado, sendo escorraçado de todo o lado devido ao seu aspecto :(
Ontem, depois de ter mostrado as fotos ao veterinário e falado com ele, só me conseguia lembrar do filme "O Homem-Elefante" :(

Anónimo disse...

Alexandra, ainda bem que há pessoas que se preocupam e fazem alguma coisas por estes seres desprotegidos. Curiosamente, ainda esta semana vi dois cães bastante idênticos a este da minha janela, nas Pedralvas; notei que eram muito bonitos, mas estavam magros e com problemas de pele, sobretudo um deles; calculei que fossem irmãos, por serem tão parecidos. Não voltei a vê-los. Só sabem do paradeiro de um deles? Espero que tudo se resolva pelo melhor e com o menor sofrimento para os animais.
Rita

Alexa disse...

Rita, pff. podes escrever-me com muita urgência para alexasof@gmail.com, indicando a localização exacta de onde viste esses dois cães esta semana aí nas Pedralvas?

Temo que sejam os mesmos e explicar-te-ei tudo melhor por e-mail.

Fico a aguardar. Muitíssimo obrigada!