Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

19/01/2009

Quer contribuir para a esterilização da "Salva"?




Ao iniciarmos o projecto do "Bazar dos Ronrons", os nossos objectivos (em termos mais imediatos) prendiam-se, essencialmente, com o podermos continuar a alimentar e manter os gatos dos quintais de um bairro de Lisboa, assim como divulgarmos os gatinhos que ainda tínhamos para adopção.

Paralelamente, tentávamos com os nossos trabalhos sensibilizar a opinião pública (e as autoridades competentes) para os direitos dos animais.

Tínhamos, porém, em mente que, num futuro (esperávamos) não muito longínquo, pudéssemos também auxiliar outras pessoas que a título individual ajudassem animais (muitas vezes, a expensas próprias e sem grandes possibilidades para tal).

Infelizmente, esse futuro não é tão risonho, e ainda não conseguimos colmatar o saldo negativo que temos, derivado do investimento inicial que tivemos que efectuar para que este projecto seguisse em frente.

Todavia, não conseguimos fechar os olhos a determinados casos que nos tocam...
E o caso da gatinha "Salva" foi um deles!






Refª. 101s/09



A "Salva" é uma lindíssima gatinha de cerca de 6/7 meses, muito franzina e ainda um pouco arisca; que apareceu abandonada (ou nascida na rua) na Av. do Uruguai, há cerca de um mês e meio, tendo escolhido a livraria-alfarrabista "Livrarte" como seu porto de abrigo.





Refª. 102s/09



Esta gatinha tem vivido (bem) protegida, alimentada e acarinhada nesta loja (o que é muito mais precioso do que aquilo que, na maioria dos casos, sucede a tantos outros animais, enxotados das lojas em que procuram abrigo, apesar de todos jurarem a pés juntos quem têm muita pena deles!).
E acabou por se transformar um pouco na alma da casa e na "mascote" de todos os clientes e amigos.

Em suma, numa rua repleta de comércio, a "Salva" parece ter sabido escolher exactamente qual a sua casa. Afinal de contas, como se costuma dizer, são os gatos que nos escolhem e não o inverso!...




Refª. 103s/09



A Lúcia e o José Ribeiro estão a pensar esterilizar a gatinha (de modo a que ela fique mais tranquila e não fuja devido ao cio que se aproxima); no entanto, as despesas desta operação são demasiado elevadas (e, para além da leitura já não ser uma das prioridades dos portugueses, todos devem imaginar como será difícil para uma livraria-alfarrabista competir com uma FNAC ali tão perto!).





Refª. 104s/09



O "Bazar dos Ronrons" tomou conhecimento da estória da "Salva" e dos seus protectores através de uma amiga e decidiu tomar a iniciativa (esta tarde aceite) de contribuir para as despesas de esterilização desta gatinha através da oferta (gratuita) de 10 sacos de pano-cru.

O lucro angariado com a venda destes sacos ecológicos reverterá na íntegra para as despesas de esterilização da "Salva".





Refª. 105s/09



Os 10 sacos de pano-cru são concebidos com as 5 imagens constantes neste post (fotografias dos sacos em versão original serão aqui colocadas até ao fim da semana), cada uma delas com fotografias da vida quotidiana da "Salva" na "Livrarte" e poemas ou frases relativos aos felinos (ora não estivéssemos nós, desde o início, a falar de uma gatinha entendida em leituras!).

Os sacos de pano-cru "Salva" estarão disponíveis para venda (a 10€ cada), unicamente na "Livrarte" (endereço aqui)***, a partir deste sábado (24/01/09)...
Que é, como quem diz, uma forma do "Bazar dos Ronrons" vos incentivar a descobrir esta magnífica loja forrada de memórias dos tempos em que se lutava com alma e coração por ideais!



*** Aceitam-se encomendas online destes sacos de pano-cru apenas para pessoas que não residam na cidade de Lisboa.









Nota Explicativa Final:


O "Bazar dos Ronrons" não possui qualquer tipo de "comissão" nesta loja; tendo sido, apenas, um dos alfarrabistas onde, há 11 anos atrás, efectuámos entrevistas para a nossa monografia de licenciatura (e o qual conhecíamos desde crianças, através das memórias dos nossos pais enquanto "Ulmeiro").

Toda e qualquer publicidade que advenha desta nossa iniciativa deriva exclusivamente da nossa própria vontade (e não da dos proprietários da "Livrarte").

Em todo o caso, consideramos que, se esta iniciativa, puder contribuir para que cada um de vós, - que nos lê -, um dia destes, decida visitar a "Livrarte"... e aí descubra aquele exemplar de livro raro que andava há meses à procura, ou apenas olhe em volta e se sinta como que em casa... o nosso gesto não terá sido em vão (e teremos, também, actuado, em simultâneo, para o incremento do gosto pela leitura e para o reavivar do comércio local)!





Actualização de 20/01/09:

Um agradecimento muito especial a uma vizinha que já deu o seu contributo, antes mesmo dos sacos da "Salva" terem chegado à "Livrarte"!!!!








4 comentários:

Dulce disse...

Olá Alexa,
Fiz à pouco um comentário mas acho que não ficou, por isso aqui fica o meu obrigada pela iniciativa e dizer-lhe que já dei o meu contributo hoje e daqui a dias a "Salva" será esterelizada, porque ainda há boa gente, felizmente. Moro na Avenida e quando lá passo ela faz as minhas delícias, está sempre muito bem posicionada na montra com os seus livros. Se não tivesse já 2 gatos, ficava com ela, mas ajudando, também é uma maneira de lhe dar mimo. Espero que fique na livraria, assim posso visitá-la mais vezes.
Um beijinho
Dulce

Alexa disse...

Querida Dulce,

Muito obrigada pelas palavras amigas que me deixou no "Bazar dos Ronrons" e, sobretudo, pela divulgação do caso da Salva e pelo seu contributo!

Se todos fizéssemos um bocadinho no pouco que está ao nosso alcance, o mundo seria sem dúvida alguma um local muito melhor para se viver!

Irei entregar os sacos à "Livrarte" na 6ª feira ao fim da tarde e, talvez, por lá também passe no sábado de manhã... se quiser aparecer, teria muito gosto em a conhecer, vizinha :)

Um abraço amigo

P.S. - O lugar que a Salva escolheu é aquele onde deve permanecer, em meu entender... Nada acontece por acaso nesta vida ;)

cg disse...

Olá outra vez. Fiz um link do voos blog nos meus.
Se quiserem, posso contribuir com peças minhas (para angariações de fundos, etc). É só avisar!
Beijinhos

Alexa disse...

CG: muito obrigada por nos ter "linkado"... também já fizemos o mesmo :)

Enviar-lhe-ei brevemente um e-mail, sobre uma eventual colaboração sua.
Muito obrigada pela disponibilidade para ajudar!