Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

21/10/2008

Saco de Pano Cru - "Amanita Muscaria"





Quando, há 2 meses atrás, iniciámos este projecto, a ideia da criação dos sacos de pano-cru estampados surgia-nos com dois objectivos essenciais:

1)- Uma forma atractiva de fazer passar mensagens ("statements”) junto da opinião pública, visando a sensibilização da mesma para causas activistas (como sejam, no caso presente, a preservação do meio ambiente e os direitos dos animais);

2)- Contribuir no pouco que está ao nosso alcance para a progressiva substituição a curto prazo dos clássicos - e pouco amigos do ambiente - sacos de plástico.


Intrinsecamente aliada a estes dois objectivos, encontra-se, logicamente, a "causa" pela qual iniciámos este projecto.

Algumas (poucas) pessoas já nos fizeram saber que consideram o preço destes sacos de pano-cru demasiado elevado... Porventura, esquecendo-se não só do fim a que se destina o dinheiro alcançado com a venda dos mesmos, como, também, do próprio facto que todas as fotografias utilizadas neste blog são da minha autoria (o que implica muito tempo, paciência e empenho - de modo a trabalhar cada uma dessas fotos de uma forma criativa e visualmente interessante).

Em contrapartida, outras pessoas ofereceram-se para colaborar de forma voluntária e gratuita com este nosso projecto, pura e simplesmente, por o considerarem de louvar. O que muito nos lisonjeou e honrou (dado o mérito e profissionalismo do trabalho desses "artistas").

Em grande ante-estreia, apresentamos hoje no Bazar dos Ronrons um dos produtos criados com base na colaboração com um desses "artistas" (os quais passam a ter um cantinho - biográfico - muito especial neste blog, aqui na coluna do lado direito, por debaixo d'"A Causa por detrás do Bazar dos Ronrons")...





Refª. 83s/08


Saco de Pano Cru - 38x42cm

Preço = 10,00€ (+ portes de envio)




O Mário Venda Nova é um fotógrafo que conheci nos meandros da blogosfera através do trabalho fotográfico excepcional que desenvolve n'"O Elogio da Sombra" (o qual pode, também ser visto aqui).

Em meados de Setembro, o Mário propôs-se a colaborar neste projecto por o considerar muito meritório, oferecendo, para o efeito, uma das fotografias de sua autoria para a estampagem em sacos de pano-cru.

O saco "Amanita Muscaria" é o produto final desta interessantíssima colaboração!...

Um único saco de pano-cru (ainda por cima com uma fotografia tão gira) pode ajudar a salvar o planeta em que vivemos... para que as futuras gerações ainda tenham algo para desfrutar.

MORSBAGS - Guerrilha contra o plástico





Mais informação sobre o plástico:

Os sacos de plástico são utilizados pelas sociedades em que vivemos apenas há cerca de 30 anos... todavia, já deixaram uma pegada demasiado grande em termos de influência sobre o meio ambiente.

Mundialmente, a cada minuto que passa, são consumidos cerca de um milhão de sacos de plástico.

O plástico é um material não biodegradável, que permanece no ambiente durante centenas de anos, com consequências consideravelmente gravosas.
No meio aquático, por exemplo, é ingerido pela fauna marinha, que os confunde com alforrecas, o que provoca a asfixia e morte de muitos seres vivos, ou, noutros casos, deformações físicas.
A produção e queima do plástico contribuem, também, para a emissão de gases de efeito de estufa; já para não falar do facto mais desconhecido que alguns tipos de plásticos quando queimados gerarem poluentes orgânicos persistentes, entre os quais as dioxinas, moléculas muito tóxicas com efeitos cancerígenos.



2 comentários:

Japa Girl disse...

Olá!
Obrigada pela visita ao Bigodes e Ronrons! Deixei uma mensagem lá no Escrevido, tá?
Bjo!

Alexa disse...

Muito obrigada pela sua mensagem, Japa Girl!
Um abraço