Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

15/01/2010

"O País das Lágrimas" - Em Memória...







O Malhado vivia numa das colónias de rua que alimentamos. Muito franzino e de aspecto frágil, era o único gato que mais interagia com quem o protegia (querendo sempre seguir até a casa quem lhe ia dar de comer, depois de refastelar a sua barriguita).

O Malhado foi retirado da rua em Setembro do ano passado, depois de ter tido uma gastroenterite (provocada pelos alimentos inadequados que algumas pessoas também deixavam para alimentar essa colónia).

Onde o Malhado vivia antes de ali ter aparecido, ou o que lhe teria acontecido até ali, sempre foram para nós interrogações sem resposta. Mas o Malhado sempre teve um olhar triste, como de dos seus olhos emanasse uma dor profunda e inexplicável.

Naquela casa, miava sempre muito a pedir comida e miminhos, mas o seu olhar de tristeza profunda permanecia.

O Malhado apenas viveu 4 meses num lar.

Nas duas últimas semanas, começou a definhar e não queria comer. Ontem ficara internado a soro na clínica veterinária (até se saberem os resultados das suas análises), pois estava muito fraquinho.

O veterinário diagnosticou níveis muitíssimo altos de insuficiência renal e o Malhado teve que ser adormecido hoje, ao final de tarde, com a cabeça apoiada junto àquela que o protegeu e lhe deu o carinho que na rua nunca conhecera.

Triste (e muito injusta) sina a destes animais de rua que, ao serem recolhidos, pouco tempo usufruem de um lar!...







5 comentários:

Rodrigues disse...

Eu não acredito.... :'((

Ainda há uns dias procurei por notícias dele e, não encontrando, estava mesmo para te perguntar...

Que tristeza... Um abraço para as duas :'(

Alexa disse...

Muito obrigada, Rosa!

Infelizmente, não tenho quase tempo nenhum para actualizar aqui o blog.

E agora, a morte do Malhado "deitou-nos" mesmo muito abaixo... é muito injusto para um animal que já devia ter passado tanto, não é?!

:(((

Bjs

Rodrigues disse...

:'(( Imagino como estarão...

É EXTREMAMENTE injusto, sim...

Penso que já te tinha dito que ele me lembrava o Tivo... e agora, ainda por cima, morre do mesmo. :(

Alexa disse...

Tinhas dito, sim, Rosa.

Mas do mal o menos, pois com a doença que foi, não sofreu tanto como a minha Ninushka.
O sofrimento prolongado é que é mesmo terrível :(

Cecilia disse...

Muito obrigada, Rosa!

A morte do Malhado foi muito injusta, mas quem sabe se não teria que ser assim o seu destino?

Na rua nunca se deu com mais nenhum gato, sempre isolado e a pedir a atenção das pessoas. Pessoas que diziam que era muito esquisito com a comida... com a boca no estado miserável em que estava quando foi recolhido seria muito dificil conseguir comer sem ter dores!

O Malhado foi feliz em casa: conseguiu recuperar, fez amizades felinas e soube dar a sua patadita quando algum dos manos lhe queria tirar a comida. Foi ele que escolheu a sua própria cama quando percebeu que os humanos daquela casa só queriam o melhor para ele.

Tão pouco tempo, mas deixou um vazio e uma saudade muito grande.

Descansa em paz, Malhado! Foste protegido quando chegou a tua hora!