Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

24/07/2009

Resgatados do Canil/Gatil Municipal de Lisboa






Estes 3 animais faziam parte de uma das inúmeras colónia de gatos de rua da freguesia de Benfica.

Foram apanhados pelos funcionários de Canil/Gatil Municipal de Lisboa a 14 e a 15/07/09, aquando da 2ª incursão dos mesmos por esta freguesia.

Foram salvos numa verdadeira luta contra o tempo, já quase em cima do prazo para o seu abate, graças à disponibilidade manifestada por um dos veterinários municipais.

Resgatados esta manhã do Canil/Gatil Municipal de Lisboa, depois de terem passado a tarde no veterinário em observação, vão ficar em período de quarentena (devido às doenças que possam eventualmente ter trazido do Gatil), findo o qual serão esterilizados.




Gato amarelo/branco idoso


(repleto de pulgas, coriza extremamente agravada e eventuais carcinomas nas orelhas - já se encontrava neste estado quando chegou ao Canil/Gatil Municipal.
Após observação na clínica veterinária, as análises ao sangue tiveram resultados muito satisfatórios para o aparente estado débil em que se encontrava e a sua idade avançada. Tomou um banho devido às pulgas e sebo que o seu pêlo tinha. Foi desparasitado, fez antibiótico e tratamento para as feridas nas orelhas - os quais terá que continuar. Encontrava-se extremamente desidratado e, quando chegou à FAT - Família de Acolhimento Temporário, revelou também encontrar-se esfomeado.
É um gato extremamente meigo, que miou a pedir atenção, durante a consulta veterinária, e não parava de dar "marradinhas" com a sua cabeça - certamente, seria um gato de casa, abandonado à sua sorte nas ruas pelos donos.
Segundo uma das pessoas que alimentava esta colónia, este gato teria já há alguns meses atrás sido abocanhado por outro macho, nunca mais tendo aparecido no local onde lhes era colocada a comida e água).




Mini

(gatinha bebé de 3 meses)



(apesar de ter fugido, aquando da tentativa de a apanharem para ser colocada dentro da transportadora, ainda dentro do Canil/Gatil Municipal de Lisboa; já na clínica veterinária, aquando da sua observação, esta gatinha revelou ser muito calma e meiguinha. Terá cerca de 3 meses e, à parte o estado de fome/desidratação que revelava, não terá outros problemas. Foi desparasitada internamente).




Luna

Gata adulta (1 ano)



(segundo uma das pessoas que alimenta esta colónia, esta gata de tamanho mini era uma das mais meiguinhas que por ali existia. Tendo, no entanto, desde a sua saída do Canil/Gatil Municipal revelado-se extremamente assustada. Teve que ser anestesiada para poder ser observada na clínica veterinária.
À parte o estado de fome/desidratação que revelava e uma unha em carne viva - revelando, talvez, ter ficado presa em algum sítio que a magoou -, não terá outros problemas. Foi desparasitada internamente).



Todos estes 3 gatos, apesar de terem vivido na rua, são extremamente meigos.
Por isso mesmo, e, sobretudo, depois do que passaram, gostaríamos que, após este período de quarentena e recuperação, pudessem ser adoptados por pessoas de muita confiança (para que possam voltar a ganhar confiança nos humanos e lhes seja concedida uma vida mais feliz do que tiveram até agora).

Poderá continuar a acompanhar neste blog o desenvolvimento da recuperação destes 3 gatos e mais notícias sobre eles; e, caso se venha a interessar por adoptar um deles, pff. contacte-nos para:
palavraseimagens@gmail.com.




E porque as mentalidades no nosso país precisam, também, de mudar ao nível de todos aqueles que continuam a, brutalmente, abandonar os seus animais, como se se tratassem de objectos e que nunca chegam sequer a ver o estado em que estes terminam (para que lhes pese nas suas consciências – se é que as têm!), quando atropelados numa estrada, mortos num Canil/Gatil ou chegados a este estado...

Gostaríamos de aqui deixar um apelo, sob a forma fotográfica, que vos pedimos que divulguem nos vossos blogs, websites ou através de contactos de e-mail (bastando para isso clicar para ampliar a foto mais abaixo e salvá-la para o vosso computador).
Muito obrigada!






[Clicar na imagem para a ampliar]







Estória da Meetsi (gatinha do poster) e dos seus irmãos, aqui.

Se poder, contribua com a aquisição de um dos 2 modelos de sacos de pano-cru "Salve 1 Animal do Canil/Gatil Municipal", para nos ajudar com as despesas médicas (ver a 1ª conta no Vet. aqui) e de alimentação destes 3 animais.






24 comentários:

sara cacao disse...

Uau, que estórias...

cristinarino disse...

Ai Xana, que tristeza o aspecto do velhotinho amarelo. Mas irá recuperar, sim...
Ainda bem que foram retirados daquele inferno a tempo de evitar o pior.
Vou divulgá-los
Cristina

le monde de zuza disse...

parabéns alexandra pelo q conseguiste fazer ao salvar estes bichanos de tanto sofrimento ! é bonito ! espero q eles recuperem rapidamente & q encontrem donos dignos deles ! Bravo Bravo Bravo Bravo alexandra ! & muitas lambedelas e ronrons do sushi zuza onyx e poppy para eles os 3

le monde de zuza disse...

gandhi disse 1 dia : on reconnait le degré de civilisation d'1 peuple à la manière dont il traite ses animaux !
( 1 outro dia contarei un conto de tradição sufi sobre os animais muito bonito )
beijinhos alexandra gostei do que fizeste

Alexa disse...

Cristina: Vai melhorar, sim, com muito amor e carinho.
O que mais faz impressão, para além do estado em que ele se encontra, é o facto de, depois de tudo o que já passou, continuar a ser tão dócil e meigo.

Muito obrigada pela ajuda na divulgação, amiga!
Quando estes meninos estiverem recuperados têm mesmo que arranjar donos 5 estrelas, pois para a rua não voltarão.

Espero que esteja tudo bem contigo!

Um grande abraço

Alexa disse...

Maria: muito obrigada pelas tuas palavras... mas o mérito deste salvamento não é de todo meu, mas sim da minha amiga que também faz parte do Bazar dos Ronrons (se não fosse ela, estes pobres animais teriam tido um fim muito triste).
Eu apenas acompanhei e ajudei no transporte e no Vet.

Fico a aguardar ansiosa por ouvir esse conto da tradição sufi sobre os animais :)

Espero que já estejas melhorzinha.

Bjs

le monde de zuza disse...

Bravo Bravo Bravo então tb á tua amiga
beijinhos
(ps já estou melhorzonha, obrigada & já desci hoje ao jardim para ver os bichanos q emigraram para o jardim ao lado, a Mia como grande gata mostrou-nos q aqui quem manda é a mãe dos gatinhos é ela e mais ninguém, mas eles estavam esfomeados e desidratados, copiei o teu modelo qd desces a comida á luana mikado mas não foi fácil não, nem consigo compreender como é que ela consegui transportar os seus filhos para aquele lugar )

Alexa disse...

Muito obrigada, Maria.

Ai, ai, agora deixaste-me bem preocupada :(
Se os bebés já estavam desidratados e esfomeados, e com o calor que se tem feito sentir, se calhar, mais valia retirá-los à Mia e colocá-los num local resguardado e seguro, onde se alimentem em condições e possam sobreviver.
Ou achas que consegues continuar a alimentá-los com o sistema de fios?

Bjs

le monde de zuza disse...

confesso-te q qd me viram quase q lhes vi o sorriso nos olhinhos e nos seus focinhos. estou preocupada nem sei o q pensar, se os recuperar não os posso hospedar em minha casa, para onde os levar até q tenham idade para serem esterilizados e adoptados ? estavam tão bem ali no jardim da proprietária ! só estou á espera q cresçam 1 pouquinho mais e q depois façam como a mamã : subirem pela figueira pelo muro e vir dar ao jardim maravilhoso deles ! vamos discutir disso qd cá vieres e observares toda esta situação por cá ! mas estou triste com isto :(
na mensagem anterior queria dizer "melhorzinha & não melhorzonha !"

Alexa disse...

Combinado, Maria.

Infelizmente, também tenho a casa cheia e com a Nara em recuperação, fica complicado acolher bebés.
Não haverá hipótese de construir ou colocar um abrigo para os bebés e Mia no jardim da proprietária e, paralelamente, mandar castrar esses machos que andam atrás dela?

Até nos encontrarmos e falarmos melhor, penso que é de extrema importância que os continues a tentar alimentar... quando não, os bebés podem não sobreviver.

Bjs e as melhoras

le monde de zuza disse...

é complicado lá ir recuperá-los, é possivel mas complicado pois nesse jardim abandonado há já lá 2 gatas com bébés e se lá vou tentar recuperar os da mia, não sei o estas 2 outras gatas vão fazer com os seus bébés q da minha janela tenho conseguido alimentá-los. sim vamos ter q apanhar estes 3 machos q andam aqui a engravidar todas estas fêmeas, acho q essa tua armadilha vai muito nos ajudar aqui com esta colonia de gatos e gatas para serem esterilizados, mas espero pela tua visita e pela tua observação da situação. envio-te 1 mail este we.

le monde de zuza disse...

Alexandra se precisares de ração k/d em lata para esse gatinho mais velho posso fornecer-te umas 10 latinhas & tb posso dar-te 3 caminhas para eles se necessitares

Alexa disse...

Muito obrigada, Maria.
Respondo-te ainda hoje por e-mail.

Bjs

Cristina Oliveira disse...

Custa ver todos assim, mas os gatinhos velhotes, abandonados à sua sorte...pobre gatinho, vamos lá a recuperar!

Beijinhos,
Cris

Alexa disse...

Muito obrigada, Cristina!

Bj gd

Cecilia disse...

Cristina, este velhote lindo é um verdadeiro doce.
Quem o abandonou, tratando-o como um trapo velho, não o merecia! Tenho a certeza que vai recuperar...ele demonstra bem que quer viver.

ladymary disse...

Impressionante! Sem + comentários por não ter palavras...

Cristina Oliveira disse...

E como está o velhotinho lindo??

Alexa disse...

Cristina O. - o velhotinho YOSHI está cada vez melhor! :)
Come super-bem e já abre mais os olhinhos, devido ao tratamento estar a fazer efeito. As feridas nas orelhas começaram já a cicatrizar e brevemente fará a tal biópsia, para ver se são carcinomas ou não.
Bjs

Cecilia disse...

Cristina: O YOSHI velhote é um lutador. Passar 9 dias no gatil e sair sem uma única mazela, além daquelas que já levava...ele sabia que ainda tinha direito a ser feliz!
Está mais gorducho, come muito bem, deixa-se tratar e até abre a boquita para tomar o antibiótico.
Adora rebolar-se para receber festas e até já me presenteou com uma lambidela na mão.
Faz hoje 8 dias que estes meninos sairam, nunca me esquecerei do miado do YOSHI quando me viu entrar, com o vet, na sala onde estava em tratamento. Até parecia que estava a pedir ajuda!

Cristina Oliveira disse...

Continuação das melhoras desses gatinhos sobreviventes e lutadores..que tenham um resto de vida feliz com alguém que os faça esquecer os horrores por que passaram..

Alexa disse...

Cristina Oliveira: muito obrigada, Amiga!
Bjs

Cristina Oliveira disse...

E fotos novos destes gatinhos? Queria ver o Yoshi agora..para ter outra imagem dele, certamente mais feliz :)

bjs

Alexa disse...

Cristina: vai ver no post que colocámos mesmo agora :)

Muito obrigada pelo teu e-mail (já redireccionei à Cecília ;)

Bj gd