Creative Commons License
Copyright Alexandra Carvalho - O "Bazar dos Ronrons" é uma marca registada de Alexandra Carvalho, de quem derivam todos os direitos de autor da mesma. A cópia ou plágio de elementos do presente trabalho incorre em infracção legal.

29/07/2009

A Colónia da Maria




Já aqui tínhamos falado desta colónia de (outros) gatos dos quintais, de onde é oriunda a gatinha Mimi (que ainda se encontra para adopção).

Esta tarde, tivemos o prazer de, finalmente, conhecer a sua protectora, a Maria, que entrou em contacto connosco depois de um comentário que havíamos deixado no blog da Rosa Pomar.







Depois de sermos apresentadas aos felinos da casa e conhecermos também as 2 tartarugas e os 2 magníficos porquinhos-da-Índia, foi a fez de assistirmos a algo de inédito na história da interacção do Homem com os gatos: Maria aproximou-se da janela, fez um pequeno e breve som semelhante a um estalido com a boca... e, subitamente, apareceram, vindos dos cantos mais recônditos dos jardins, cerca de 7 gatos, que se puseram todos no telhado em frente a observá-la, aguardando pela hora da paparoca.







Lá em baixo, no quintal do seu prédio, a gata Mia (mãe da Mimi e de mais 2 filhotes) era cortejada por um lindíssimo gato preto e branco, enquanto a cadela Beagle os observava tranquilamente (nos seus muitos anos de convívio nos quintais, esta cadela aprendeu a ser paciente e complacente para com as tropelias dessa juventude felina).

Maria, do alto das escadas de serviço, chamou Mia, dizendo-lhe para subir... e esta veio veloz até ao 3º andar, comer a sua refeição.






Ao descer, Mia foi colocar-se no alto do muro, ao lado da outra jovem gata-mãe, velando pelos seus bebés que se encontravam do lado contrário.



Como já havíamos referido, a gata Mia vai ser brevemente esterilizada e terá, assim, autorização da proprietária do prédio para aí se instalar, passando todos os habitantes a serem responsáveis por ela. Inclusive, a Maria já se prontificou para adquirir uma casota para colocar nas escadas de emergência, de modo a que, no próximo Inverno, a gata Mia possa estar mais protegida.

No entanto, torna-se, ainda, necessário conseguir dar para adopção todos os gatinhos bebés que se encontram nestes quintais, bem como providenciar à castração e esterilização dos outros gatos que aqui vivem (de modo a que não haja problemas com vizinhos que se sintam incomodados com os animais e ainda tomem alguma medida mais brusca e desumana).

O "Bazar dos Ronrons" comprometeu-se a, na medida do que lhe é possível, auxiliar a Maria no que diz respeito a esta colónia.
Brevemente daremos aqui mais notícias, caso nos queiram também ajudar no que vos for possível.









2 comentários:

le monde de zuza disse...

muito obrigada alexandra pelo bonito artigo q aqui escreveste sobre esta colónia de gatos q têem absolutamente que ser esterilizados para poderem viver um pouco mais tranquilos aqui pelos quintais. A grande urgência neste momento é a de encontrar 1 FAT para 5 gatinhos pequeninos - sabem apenas andar - pois penso q a mãe ( 1 pequena gata da rua ) não vai conseguir guardá-los todos em vida.
obrigada 1 vez mais por este espaço de comunicação & de ajuda

Alexa disse...

Maria: não precisas de agradecer! :)
Já divulguei junto dos meus contactos e também no Facebook.
Seria óptimo se aparecesse uma FAT ou, até mesmo, eventuais donos.

Vamos ter esperança!

Bjs e as melhoras